Pensamento

"Onde quer que o homem vá , verá somente a beleza que levar dentro do seu coração" . Ralph W Emerson

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Sua Fé está Dentro ou Fora de Você?


Desde a antiguidade os deuses foram criados a partir da observação do homem sobre a natureza e tudo aquilo que ele não tinha controle e, que vez por outra se derramava sobre ele, e ele sucumbia a algo mais forte que ele. O homem temia os deuses e os reverenciava como forma de agradecimento, seja pela colheira, pela chuva,  pelas marés. Muitos sacrifícios, rituais, festas foram sendo  formas do homem homenagear o deus-mito e pedir-lhe clemência . Júpiter na Astrologia representa um deus mitológico, Zeus, aquele que tinha o grande poder de se personificar em vários personagens e se misturar com deusas e mortais, povoando o universo e cultivando a miscigenação. Não é por falta de variedade que Júpiter se expande a partir de seus princípios e crenças, ele é um guia para o crescimento e desenvolvimento do ser humano frente a pluralidade universal. É o elo do anel a representar o compromisso de fidelidade, é um símbolo que representa um conceito. como todo ritual tem a função de reviver, de trazer à lembrança nossas crenças, de onde eu associo o re-ligare, a conexão com o poder, com o alto, a forma fazer viva a crença,  por isso a Casa 9 é o caminho da busca, da doutrinação e prática.

O mais interessante é que Júpiter regendo Sagitário nos remete algo importantíssimo, a diversidade no caminho evolutivo, seja entre os povos, raças, culturas ou desenvolvimento espiritual. Júpiter  como Zeus já era um afoito amante a fazer câmbios, e como mestre do conhecimento ele abre fronteiras, ele propõe a verdade de cada um, a aceitação do novo, a possibilidade de expansão do ser humano através de seus valores, não só religiosos, mas aqueles que possam ser fundamento para uma convivência mais equilibrada e justa entre os povo. Para Júpiter tudo é possível ao homem que tenha fé em si mesmo, auto-confiança. A crença no símbolo, a prática de qualquer ritualística, é não se fazer esquecer da chama interior, que aquece o coração do homem e o guia a frente.

Netuno, mesmo sendo o senhor das profundezas, nos diz muito da plasticidade da água, da nossa percepção do entorno, da intuição que nos faz deslocar no tempo-espaço no infinito de nosso Self. A profundidade do oceano nos atrai a mergulhar em busca do passado, do inconsciente coletivo, do que jaz inerte no fundo de nossa inconsciência, tão viva e pronta a ser resgatada sempre que o homem necessitar sentir-se um elo dourado, parte de um todo. Nessa infinitude não existem limites, todos somos apenas partículas que se unem, se misturam , se copiam e vão se desenvolvendo de acordo com aua disposição pessoal em tomar sua vida nas mãos por Saturno e sentir-se guiado por uma energia maior, seja o Deus de cada um, seja uma inteligência superior. Assim esse senso de "não estamos sozinhos" nos faz seguir confiantes, tementes ou não, mas sabedores de que existem um objetivo em cada existência humana. Para tal precisamos estar abertos em fé a libertar nossos self para conduzí-lo a um estágio mais elevado, e assim cumprir nossa missão como espíritos. Ao escutar nosso eu interior, ao nos conectar ao  nosso poder maior, criamos  a relação da fé, esta que má precisa de provas, nem de explicações, ela vive e é despertada  a partir de empatia, sintonia e coerência com nossos valores.
Peixes engloba o todo, é a nossa capacidade de ser mais um, a simplicidade do homem comum que se percebe como parte de um todo, é também o medo no confronto do ego, daía as fugas em larga escala ou as fascinações por tudo o que se traduz em poder sobrenatural e abstrato. A fantasia pode camuflar a matéria, formatar gurus, soberamos de suas verdades únicas, mas jamais vencerão a fé e o amor incondicional.  Diante da espiritualidade o ser humano tende a ser um aprendiz, um igual, sempre disposto a somar, a unir, a ponderar sobre as diferenças em busca da unidade. A amorosidade é um caminho de compaixão e perdão diante da dor e da agonia, ao se voltar para si mesmo, o homem se re-encontra e mergulha fundo e se descobre livre, plasma.

2 comentários:

  1. Oi Sandrissima *.*
    Primeiramente, o que é a Fé segundo o Tio Aurélio:
    1-A primeira das virtudes teologais
    2-Crença religiosa
    3-Conjunto de dogmas e doutrina que constituem um culto
    4-Confiança
    5-Adesão do espírito ao que CONSIDERA verdadeiro;crédito.
    6-Fidelidade a promessas e compromissos
    7-Testemunhos de certos funcionários que têm força em juízo.
    ...
    Hermes Trismegisto disse em uma de suas leis herméticas: O que está em cima é como o que está embaixo. E o que está embaixo é como o que está em cima",por analogia poderemos usar " O que está dentro é como o que está fora, e vice versa"...A Biblia é um recheado de demonstrações inspiradas de fé, desde seu Gênesis até ao Apocalipse, quem tinha fé ressuscitava defunto. Em Romanos explica que a fé "é acreditar como se já visse em coisas que ainda não se vê", sei lá disso de crer as escuras, de fé cega. Jesus demonstrou a importancia de se ter fé comparando-a com uma semente de mostarda, a menor do seguimento botânico hehehe,e que tal minima confiança removeria montanhas...
    Tua amiga aqui é agnóstica (como os deuses), e sou meio que avessa a isso de fé cega.A que cheira fantasia,manipulação, ou qualquer outra forma de escravizar o pensamento...
    Mas como é o exercicio do "acreditar", até a realidade se a crermos utópica, assim o será...
    A fé está em todo lugar, dentro e fora, de quem assim o crer.


    Beijo San


    Não sei se tu reparou eu pondo o código do vermelho no coraçãozinho no post passado, como se aqui fosse o Orkut =(
    Esse orkut está a me por maluca.

    Tô caducando com 28 anos só.
    Imagina com 80
    =O

    ResponderExcluir
  2. Minha flor de jardim,
    Ouso discordar de Sir Aurélio, puxando a brasa pra minha sardinha portuguesa eheheh. Simbolicamente podemos conceituar que uma crença pode se transformar em fé, mas na maioria das vezes a prática da doutrina é mera ritualística como costume condicionante, ora-se sem se por em oraão, diz-se palavras repetidas ao vento. Faz-se promessas como troca de favores com entidades ditas "santas", nada mais que simples mortais mais evoluídos, mas porque seria um, dois e não todos merecedores de ganhar na Sena?
    Não dá pra parafrasear Hermes Trimegistro com o em cima/em baixo, pois simbolicamente em autoconhecimento o eu interior é representação da alma do fulano, e os olhos que miram lá fora são os do ego, aquele que se acredita o centro do seu micro universo.
    Podes continuar agnóstica, mas ignorar a existência de pessoas que vivem sob outros valores e princípios, impossível, pois te tolhe de compreendê-los dentro de sua prórpia ótica e coerência.

    Deixa que logo receberás uma bengala de marfim e chocolate.
    Beijokas
    San

    ResponderExcluir