Pensamento

"Onde quer que o homem vá , verá somente a beleza que levar dentro do seu coração" . Ralph W Emerson

segunda-feira, 5 de março de 2012

Por Onde Andam Educação-Gentileza-Delicadeza?

Anda ficando difícil lidar com uma gama de pessoas que ficam à margem de qualquer conceito sobre inter-relações sociais. A educação foi para "a tonga da mironga do cabuletê"!, para que educação se somos apedrejados com tanta violência, ameaças, roubos, charlatanismo. O total desinteresse que sinto em muita gente em ser "educado", saber lidar com as pessoas, compreender as diferenças de idade, valores, do tempo e conhecimento de cada um. Hoje a coisa passa literalmente pelo "copiar e colar" virtual, que se estende para a vida real, na nova forma de comunicação, num novo jeito de trocar afetividade. 
Quando a era digital emplaca faz você encontrar aquele cara que sai de casa de fone de ouvido, entra e sai do metrô e passa como um ser abissal pela aquela quantidade de gente, de olhos que o vêem, bocas que não  podem dizer sem ouvidos para escutar. e ai de você que queira alguma informação, papo, paquera, ele atende sem deixar o fone, um triângulo desarmonioso de comunicação, e não importa nada se a resposta não se adequada à pergunta.
Fora a coisa mais comum que é a impessoalidade, não é preciso mais dar sua opinião, dissertar sobre sua posição, seja contra ou a favor. A mídia virtual  agora solta selinhos para todos os possíveis pensamentos, críticas, recriminações, admoestações. Basta você dar um clic no "compartilhar" e todos os amigos levam pela tela do seu computador aquele "MIMO" e ainda se tem que aturar as campanhas sacanas, safadas, manipuladoras que chovem que nem papel picado e o povo cata e cola.
Conviver não é nada fácil, é verdade, no cotidiano a vida faz a  gente perder contato de tanto emaranhado que o entorno nos deixa. a gente se salva desde que coma, pague aluguel, se vista o mais adequadamente possível na moda, compre uns supérfluos para satisfazer pequenos desejos e substituir algumas carências. Tudo tem um preço mas a coisa anda estranha na minha forma de observar e viver isso. Nunca fui de muitos amigos, mas já vivi fases de oferecer muito como forma de receber amor em troca, eram festas, comida farta, a porta sempre aberta, o telefone na cabeceira a qualquer hora da noite para ouvir um desabafo. Até que fazendo Eneagrama, um trabalho de autoconhecimento, me descobri um Ego 2 - Orgulho, e por trás disso uma menina carente e sedutora para preencher o vazio com suposto amor dos outros. Um dia em terapia ouvi de minha psicoterapeuta que eu "era carente", cacetada! Foi um soco no estômago, seja pelo orgulho do meu ASC em Leão, fosse pela minha Lua em Capricórnio que jamais poderia ser frágil e invalidade. A partir desse episódio, fui assimilando pouco a pouco que eu sofria disso, CARÊNCIA. Depois do choque, a gente aprende que admitir é ponto de partida para a aceitação e a nutrição emocional dessa nossa criança interior que, quando faminta de amor, ela faz qualquer coisas para matar essa "fome". daí vale um colinho, um abraço apertado e novos caminhos a frente. 
Mas tem eu meu lado aquariano-eremita, ai, um desejo dessa minha individualidade respeitada, um desejo enorme em ficar em minha companhia, onde existe sim, uma certa fuga daqueles que querem mais do que dou, curiosos pela minha intimidade, os sedentos por uns experimentos apetitosos. A esses eu digo NÃO de forma reta e direta, compreendo a sede de alguns  por pequenos furtos, sou a favor da liberdade e decido o que e com quem a qualquer hora, mas desde que exista sintonia, empatia, tesão, intuição, percepção, seja para com alguém ou para com uma decisão ou evento. O que cruza meu caminho tenha certa relevância na minha vida, não foi pura coincidência, portanto eu valorizo amigos e inimigos, os que se foram, os que permanecem, mas questiono demais a prática dessas relações. Claro que é apenas meu ponto de vista, mas do jeito que anda, tem amigo que anda ali do lado na janelinha online da tela, mas ali fica. Tem amigo que chega, me enfia na lista de amigo, mas seleciona só mostrar o que lhe interessa para eu e outros. Para que convivência social virtual ? Eu penso que se você participa de um clube é para você ser parte integrante desse grupo, caso não seja assim, seria ideal não me usar como número. Taí a tal da delicadeza, da gentileza entre pessoas, a vontade de se dispor ao outro, compartilhar, um mínimo de troca, o reagir à presença do outro, mesmo que seja para contestar e discordar.
 É sadio um saber da real opinião do outro sobre si mesmo, sobre suas ideias e ideais, é poder saber notícias, saber não de com quem dormir, para onde foi nas férias, mas sim de como anda o coração daquela pessoa. Somos um todo, gente tudo igual, cada qual com seus problemas, sua sina, seus projetos. Somos um mar de corações, uma montanha de sonhos e frustrações, tão próximos e tão longe, como se existisse um medo de dividir a dor, de se mostrar infeliz, tudo na "sombra", escamoteando  dessa verdade, fingindo para o resto do mundo que nada acontece. Não que lá no fundo essa infelicidade fica recolhida e algumas vezes, a falta de auto-estima faz de algumas pessoas um mar de raiva e frustração, que termina por vir à margem no comportamento. São aquelas pessoas que já chegam se apresentando e prejulgando o outro, ha uma tendência em enxergar o pior, um prazer em focar o que pode ser mais negativo no outro. De vez em quando eu esbarro nesse tipo de atendente no comércio, total ódio ao oponente, e esse oponente é que vai dar comissão a ele. Tenho dó de quem deve na praça, outro dia fui vítima de uma ""ratazana cobradora" do meu cartão de crédito. Mudei de Banco e o cartão saiu do débito automático, esqueci de pagar no vencimento (caiu no Carnaval), depois fui tentar pagar pelo meu atual Banco, mas precisei de 2 dias para aumentar limite, fora um monte de informações erradas e 8 telefonemas, quando me deparo com a reles cobradora que, juro, queria ter mandado prender numa cela de delegacia, A mulher quase que me escalpelou, tal total falta de tudo. Caraca, confesso, que dentro de mim existe um detonador de gente ruim e sem qualquer ética e justiça, jogava todos na fogueira sem dó nem piedade. Eu sei, me igualaria a eles, mas como mudar isso? O negócio é meditar, é emanar uma energia equilibrada e contaminar o universo com mais amor, porque os porcos-espinhos espirituais precisam é de compaixão.
                                                             Mandala de Delicadeza.

8 comentários:

  1. O Pato Fu tem uma música que diz: vai diminuindo a cidade, vai aumentando a simpatia. Talvez não seja próprio do ser humano viver "amontoado", ou simplesmente essa inversão de valores seria características de um tempo?
    Gostei da "tonga da mironga..."

    ResponderExcluir
  2. Hahaha Rui, concordo contigo, eu ainda vou pro mato, pracinha com coreto,à sombra de uma mangueira... Mas estamos muito afastados da comunhão e da fraternidade, e isso não faz bem a ninguém. Beijão e obrigada pela visita.

    ResponderExcluir
  3. Oi querida Sandra! Putz! Você mando bem nessa tua crônica/desabafo. Gostei demais de tua coragem em falar tudo. Me identifiquei demais com teu conteúdo, (seria por termos o mesmo signo e ascendente, ( risos), ou porque estamos no mesmo mundo errado? Não que sejamos salvadores da pátria, mas ainda bem que existe gente de visão do nosso gabarito para contrabalancear o povo! Também sou carente de gente de verdade, pois são coisa rara de se achar. Mas enfim... Viva a vida!!! Avante amiga e bjs!

    ResponderExcluir
  4. Pois é Oswaldo, eu meio que sou metida eheheh, lanço o verbo a ricochetear nos lobos das orelhas dos surdos da verdade. Não que seja eu "dona da verdade", mas talvez por minha sina ariana ser a de fazer por mim, isso termina por me exasperar ver mentes vagabas acorrentadas a névoas de uma acomodação quase mortuária. Gosto de mexer com as pessoas, tocá-las fundo, chacoalhar as folhas arrumadas na copa das mentes. Beijão

    ResponderExcluir
  5. "O negócio é meditar, é emanar uma energia equilibrada e contaminar o universo com mais amor, porque os porcos-espinhos espirituais precisam é de compaixão." => S2!
    Parabéns pelo texto, San!
    Que um dia, todos nós, alcancemos a compreensão da diferença entre ser gentil/educado x hipócrita/falso. Haja paciência com quem confunde educação com falsidade, se autoproclama Arauto e Justiceiro da "Verdade", se portando com impiedade, ignorância e bastante grosseria, e acha que todo aquele que se expressa de outra forma tem segundas e péssimas intenções.

    ResponderExcluir
  6. Cacauzinha, a gente tem que crescer, é um esforço, porque o cômodo é viver de poltrona olhando a vida passar pela janela. Tem que sacudir a buzanfa e caminhar para colocar limite nos que ousam se infiltrar na nossa individualidade. Beijokas

    ResponderExcluir
  7. Ah, minha querida, delicadeza parece ser do passado!! Hoje, toda a gente se empurra e oferece um rosto mal humorado...Falta de civismo e de educação. A vida seria bem mais simples e agradável com algumas destas palavras: Obrigada, se faz favor,passe primeiro, como está? Custa alguma coisa?Às vezes penso que, algumas pessoas julgam que ser mal educado, é que lhes dá força e...estatuto!! Estatuto sim de má criação!
    Como sempre, gosto das tuas postagens!
    Beijo
    Graça

    ResponderExcluir
  8. Exato Graça! Ainda existe um resquício primata na mente humana que requer aparentemente uma rebelde brutalidade como sinônimo de força e individualidade. Beijos

    ResponderExcluir