Pensamento

"Onde quer que o homem vá , verá somente a beleza que levar dentro do seu coração" . Ralph W Emerson

terça-feira, 26 de julho de 2011

Náufragos no Mar Profundo de Netuno

Tem dias que a gente se sente, como quem partiu ou morreu... Roda Viva falava desse roda-moinho que nos engolfa, como uma gigante onda, e a viagem não é exatamente no Túnel do Tempo sobre uma prancha de surf, e nós ali, equilibrando todas as emoções na correnteza. A gente bebe até ficar alegrinho e audaz, até perder a maldita timidez pra cantar aquela garota, para se oferecer despudoradamente ao professor gostosão de Matemática para que ele não tenha nem chance de dizer não. O negócio é que foram tirando tantos sonhos da gente, nunca mais as historinhas infantis se transformaram em sonhos realizáveis. Ficamos órfãos de pais, de uma família acolhedora, a mãe virou babá, que virou professora de jardim. Muito papel crepom, cola, lápis de cor, purpurina, resmas e resmas de folhas em branco para a gente gastar o tempo. Ficamos relegados a um bando de estranhos, até "sinistro" virou sinônimo de interessante, legal. As festinhas viraram festanças do Rei Baco, muita bolinha, camisinha furada pra se sentir "felizzzzzzzzzzz."
 Entre o céu e o Inferno de Plutão no centro da terra, existe um outro mundo nas profundezas do mar azul. Netuno avisa aos navegantes, sobreviver à superfície é essencial à preservação da vida, mas é preciso mergulhar fundo para lavar o corpo imundo desses "meninos de rua", dirigindo bêbados, fazendo pega em meio a multidão presente para ver sangue, aplaudir a prova da destruição. contemos um monte de programas diurnos nas tvs abertas que  glorificam esse cotidiano de merda, violência, morte, são os masoquistas.Esses se entopem de poluição, se sentem existindo quando vêm a sua realidade cotidiana ali na tela da TV, e com certa satisfação se vibra pela manchete sanguinolenta. Lavar essa lama toda de podridão do submundo da corrupção, das drogas matadoras em becos, da falsidade ideológica daqueles que chamamos de mantenedores do poder e da ordem. Netuno adora a orgia, a chantagem, coação, a máfia disfarçada de gravatas e sapatos italianos embarcados em primeira classe ida e volta dos réus eleitos pelo povo, líderes daquilo que o povo elege e aceita em total submissão e negação. Há vida no fundo do mar, mas  há abismos que engolem navios, há  cemitérios de tudo que se desequilibra, se rende ao torpor, pois vai fundo demais e se perde na distorção das imagens. O sonho pode virar pesadelos horríveis, e somente a fuga é a solução mais fácil, a ilusão é a libertação que aprisiona.
Eu tenho MEDO, deve ser esse meu Vênus pisciano na mira de Plutão que faz o pobre um pudim treme-treme. Netuno no Mapa Natal é sinal de medo do desconhecido, o imaginário coletivo, da ilusão desmedida, tudo Medo, Medo, Medo... Aprendendo a adar numa piscina de trenamento de saltos, um dia uma doida me empurrou no escorregador e lá fui eu pro fundo. A professora caiu n'água para me puxar, sempre foi difícil controlar a respiração metendo a cara dentro da água, gosto muito de pontes e de meus pés firmes na areia, mergulho fundo certa da volta. Esperamos pela tragédia anunciada, um sofrer  encolhido no peito, um coração lacrimogênio, que tenta desesperadamente uma "boia da salvação". Nem sempre a gente alcança, nada, nada, nada   e morre na praia, falta um feeling que  junte os sentidos, a intuição e faça sentido!
A escolha está lá adiante na curva no horizonte,  algum lugar no passado, ou possível futuro, por vezes um déjà vu , um caminho sem fim, por onde vamos remando no nosso barquinho de papel, embalados  elas marolas sem direção. Sonhamos acordados com o príncipe, e no meio da tempestade terminamos de ressaca na boca do sapo,  e um belo sabor de guarda-chuva mofado.  às vezes caímos das nuvens, de bunda no chão duro, dóiiiii..., as lágrimas são reagentes , cheias de mágoas, saudades, elas se despedem de nossas retinas, lambendo nossos cílios, borrando nossa maquilagem, lavando nossa cara de pastel , desmilinguindo a fantasia de papel, de repente as cortinas se cerram e...nosso show acabou!
 Mais uma viagem se finda e é preciso continuar se descobrindo, experimentando novos mares, alguns sonhos dourados ficarão pelo caminho, outros  nascerão num novo porto. Os ventos guiarão nossas velas enquanto estivermos comandantes  e inspirados, antenados com o de melhor na vida, a transcendência do tempo-espaço e todas as possibilidades de navegar por todos os mundos.





11 comentários:

  1. lindo San...
    Meu Netuno em Capricórnio na Casa 3... regendo Lua e Marte... também é meio assustado ! rsrsrsrsr

    ResponderExcluir
  2. O terror nem sempre é feio, nem sempre assusta... Ele nem sempre tem forma. Quem disse que o mal precisa aparecer de foice como saturno, ou no inferno como plutão?
    Para ser sincero, acho que vem de dentro, é o medo (como diz a San) e nem necessariamente isso, é aquele algo amais que vem junto com o medo, que esta ali, quase de mão dada, mas que se pesado em contrapeso ao medo, notavelmente seria bem maior.

    Desde que conheço astrologia eu adoro Netuno, o qual logo depois descobri reger meu ascendente... rs, E como posso gostar de algo tão mal, de uma droga dessas? - Não sei, é vicio. O ser humano precisa se viciar.
    Netuno é a personificação disso, seja no bem ou no mal, seja com as drogas ou pessoas. É tudo uma questão de querer querer algo quando não se quer nada.

    Muito bonito, San.

    ResponderExcluir
  3. Werner, verdade, Netuno teu mira teu Vênus oposto tal qual o meu mira Sol e Mercúrio, ambos, nós dois com o ASC desmilinguido, pois nossos regentes de ASC nascem em meio a uma chuva de lágrimas ou borbulhas de champanhe - Sol ariano e Vênus geminiano - duas crianças sapecas. Acho que daí é que vem esse marzão que leva a gente pra longe e depois a gente se enrosca na arrebentação, pelo menos sobra marolas na vida da gente. :)

    ResponderExcluir
  4. Como sempre lindo, Sandra. Lendo seu texto, dei-me conta, um pouquinho, do motivo por que não me sinto confortável com Netuno. Como poderia, tendo Netuno natal na casa 8 e em escorpião, tendo que mergulhar sempre e sempre fundo para acabar descobrindo o que deveria ficar escondido ? Nem sempre o que descubro é belo e agradável!E isso alcança áreas estratégicas da minha existência. Por outro lado - sempre há algo de bom - isso ajuda no meu crescimento pessoal, colho lições de vida incríveis, e, como tenho peixes na casa 12, onde está saturno, descubro que posso tirar proveito dessas descobertas plutonianas ao menos para, de alguma forma, ajudar pessoas. Obrigada por esse Luz !!! Se é que eu estou certa....rs, rs.Mas o desconforto, o medo está aqui, ainda, dentro de mim; estou apenas me acostumando com ele. Bjs.

    ResponderExcluir
  5. Ai Malu, com certeza esse teu Netuno te fala dos laços íntimos, do que te une e e faz desapegar mas isso mostra uma enorme percepção e compreensão sobre as perdas, e sobre os valores dos outros. Pensando eu aqui se você não "abandono alguém" em vidas passadas, pois a casa 8 é casa do divórcio, e também do laço de sobrevivência e Netuno vem da casa 12, sabe lá esse Saturno à disposição de Netuno ode ser uma forma de você se responsabilizar pelo que em algum tempo, você abdicou e agora o faz na sociedade e profissionalmente.
    Beijão
    Espero que a casa nova esteja sendo uma nova tarefa de reconstrução.

    ResponderExcluir
  6. É Sandra, como você bem percebeu, "uma nova tarefa de reconstrução. Deixei uma "casa arrumadinha" e encontrei outra para colocar nos eixos, começar do zero, em completo abandono. Acho mesmo que é minha missão, quíçá, uma missão netuniana....
    E, diante de tantas perdas e abandonos sofridos, netuno deve explicar mesmo...Mas, será que não tem fim ????? Tudo bem, já estou resignada, rs, rs...
    Bjs.

    ResponderExcluir
  7. "A gente vai contra a corrente
    Até não poder resistir
    Na volta do barco é que sente
    O quanto deixou de cumprir
    Faz tempo que a gente cultiva
    A mais linda roseira que há
    Mas eis que chega a roda viva
    E carrega a roseira prá lá...

    Roda mundo..

    San precisamos navegar , cultivar ,cuidar das velas, aproveitar o vento e o veto do tempo. Tem horas que o mar não "tá pra peixe" vezes outra não se quer pescar.

    Beijos navegantes

    ResponderExcluir
  8. Vancourt, acho que ainda existe muita dificuldade em encontrar a bipolaridade nas energias planetárias, todos s planetas com uma função limitante e/ou transformadora são visto por nós como os que causam dor, dificuldades. Mas a função de todos os planetas no nosso mapa é definir aquela energia associada às dos outros lanetas que formam aspecto e na casa onde se posicionam, isso que dizer que vaos optar, de acordo com os aspectos como transitar entre as duas polaridades de cada planeta. Assim com energias mais inconscientes, complexas e que criam uma influência transformadora e limitadora, mais fácil a princípio é usamos como forma protetora, isso significa experimentar a energia na sua forma mais primitiva até que, pelas próprias experiências nem tanto satisfatórias, mas é assim um caminho de extremos onde a experiência termina nos dando a dimensão bem maior da energia. Os loucos e drogados vivem a mesma energia no outro extremos dos ilusionistas, poetas, músicos, médicos, guros. em todas essas expressões Netuno pode ser usado de forma distorcida, um guru fanfarrão, um médico abusador sexual, um doido lúcido, um drogado que ao se auto-destruir, encontra dentro de si mesmo outras dimensões do ser e as usa como energia de cura e consciência de seu self.
    Beijoka

    ResponderExcluir
  9. Leila, não tem como falar de Netuno, á na quina do seu ASC junto a seu Sol e dizendo palavras do Chico que não me faça lembrar dessa minha poeta criativa que jorra toda sua intensidade emociona por suas entrelinhas.
    beijo

    ResponderExcluir
  10. Chico "queima seus navios" em "Eu te amo"(uma das canções que mais gosto). Tem ele no mapa se não me engano, um netuno de 1 . Em "choro bandido" outra canção que amo o compositor me distrai num oceano de pensamentos e idéias bonitas. Veja :
    "Mesmo porque estou falando grego
    Com sua imaginação
    Mesmo que você fuja de mim
    Por labirintos e alçapões
    Saiba que os poetas como os cegos
    Podem ver na escuridão
    E eis que, menos sábios do que antes
    Os seus lábios ofegantes
    Hão de se entregar assim:
    Me leve até o fim
    Me leve até o fim"

    algo de 12 de netuno, de sensível de imaginativo de poético não???

    Beijos buarqueanos-netunísticos rsss emprestados de um geminiano genial

    ResponderExcluir
  11. Nossa Leila, eu amo esse jogo de palavras que ele faz, muito parecido contigo. É como se eu estivesse abrindo um dicionário e vai saltando palavras que jamais encontraria para aquele lugar.
    O que ele poderia dizer numa frase, Chico canta em verso e prosa.
    amiga, estamos precisando sentar a beira-mar e falar...falar...
    Beijão

    ResponderExcluir