Pensamento

"Onde quer que o homem vá , verá somente a beleza que levar dentro do seu coração" . Ralph W Emerson

domingo, 3 de abril de 2011

Realidade Nua e Crua

De repente, a vida desaba sobre nós num segundo, seja sendo arrastado pela devastadora correnteza da natureza irada, soltando a pressão interna, reorganizando seu eixo. Não mais como fugir da desgraça, seja a quilômetros de distância, entra  24 horas por dia por todas as janelas e portas de comunicação, e você sangra junto. A ciência compete com a natureza, cria e destrói, mas não controla as forças da natureza. O processo de vida e morte se dá quase que como resultado da evolução do ser humano como parte desse caleidoscópio que chamamos de universo. Em pouco tempo natureza e ciência travam batalhas e nós somos agregados a essa engenhoca de caos, mais uma vez diante do poder maior. Até quando precisaremos continuar selvagens, máquinas humanas a fabricar armas, drogas, guerras, a construir bombas nucleares e  mísseis ?

 Somos restos, meros mortais diante da nossa impotência,  é um caminho de pedras esse nosso, de contrastes que nos fazem enxergar os extremos jamais imagináveis. Não adianta tanta razão que nos faz acreditar donos do mundo, mesmo que seja esse nosso mundo virtual, construído da nossa percepção e imaginação, tudo tão frágil, levado por tufões, tsunamis, balas perdidas. Somos impotentes diante da vida que se segue, principalmente porque somos alheios ao que nos cerca,  o que nos promove condições de preservarmos nossa vida, água, luz, terra, somos vítimas de nossa ignorância, que nos faz tão arrogantes, nos ferimos uns aos outros e nos degradamos  a insensibilidade e indiferença, acreditamos ser o que temos, e somos realmente donos de alguma coisa? Talvez dons de nossa consciência e iconsciência.
Tão pequenos diante da magia que cria e mantém o Cosmos em constante movimento, algo ainda impossível de ser conhecido, controlado, buscamos no assado , na história do mundo o conhecimento do oculto e imprevisível. Diante desse cotidiano medíocre, onde nos matamos por diferenças de credo, raça, sexualidade, por dinheiro, eliminação de qualquer um que cruze nosso caminho. somos seres que, por vezes, acredito passarem ao largo da vida, sem nunca questionar o porque de sua existência, de suas ânsias bestiais e de uma profunda força de amor e ódio, que se mata ou decide recomeçar. Somos escravos de tantos valores que a cada dia tomam conta de nossa vontade, viajamos nessa correnteza sem resistir muito, seja usando a moda andando com mais de um celular, teclando nas redes sociais, ligados a cabos e satélites os fornecendo um mundo de imagens, adoramos uma "fila" tal qual as formigas.
O ritmo hoje é alucinante, estamos ligados uns aos outros 24 horas por dia, existem computadores que não se desligam, somos dependentes de energia num nível quase absurdo. Somos responsáveis por sobreviver ás catástrofes, e usar a dor como motivador para começar de ovo de forma diferente. O vácuo de milhares de estrelas que se apagaram por entre a montanha de terra movediça, abriu espaço em nossa mente para que possamos compreender nossa necessidade em colaborar com o universo. as perdas são parte de um ciclo, de alguma forma é preciso desconstruir para fazer diferente. Que esta lembrança dolorosa, do fim trágico de muitas e muitas vidas seja presente no fundo de nossas lembranças, como a nos remeter a realidade cruel da vida, e assim , quem sabe, a gente consiga ser mais coração que razão, ser mais digno de ter recebido a graça da vida de presente podendo fazer por si, fazendo pelos outros. 
   O UNIVERSO AINDA CONSPIRA A NOSSO FAVOR.

Um comentário:

  1. É isso mesmo Sandra, enquanto não nos conscientizarmos de que tudo deve ter equilíbrio, de que a liberdade entre os homens deve ser respeitada e que o espiritual é tão ou mais que o material, continuaremos recebendo lições da natureza. E temos que alcançar boas notas nessas provas de relação homem/natureza, senão a gente reprova mesmo.
    Abração-Rui

    ResponderExcluir