Pensamento

"Onde quer que o homem vá , verá somente a beleza que levar dentro do seu coração" . Ralph W Emerson

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Urano - Transitoriedade Entre o Passado e o Futuro

A morte nos ensina a transitoriedade de todas as coisas.
-- Leo Buscaglia
Por vezes me perco  nos fios das meadas das linhas e lãs dos meus trabalhos manuais , mesmo que o embrolho seja complexo, com paciência e boa vontade eu desmancho os nós, por vezes desmancho parte d trabalho , pois encontro uma falha e, lá vou eu começar tudo de novo. É tudo novo , mas não tão novo assim, de alguma forma aquelas malhas tinham já sido tecidas, formavam um desenho  e agora, já traziam marcas em suas fibras. Junto existia eu, que sendo dona das mesmas mãos, já estava num outro tempo a frente, repetindo ponto a ponto, corrigindo a falha anterior. Nessas horas em que minhas mãos trabalham, minha mente voa, e como voa... se mente numas encruzilhadas, cruzando aspectos astrológicos, arquétipos mitos, expressões planetárias. Muitas vezes paro e vou escrever um título de um tema a ser estudado e desenvolvido mais tarde.
Nesses ritos de passagem , as festas que sempre celebraram nascimentos e mortes, fins ou rendiam homenagem ao poder do universo personificado em deuses. Sempre há um desejo comum a todos, um querer o  melhor do futuro, uma torcida mundial que se une naquele ínfimo momento do tempo a rogar, orar e almejar ao som das trombetas uranianas, a ruptura do velho ano, como se o brilho e o som estrondoso dos fogos de artifício quebrassem a barreira do tempo. O novo nunca é tão antagônico em relação ao velho, o espaço de Urano é  Cosmos, onde tudo se conecta, se entrelaça, depende um do outro, cria e recria. Tudo é reação à uma ação anterior, uma consequência produtiva que tanto cresce, se materializa desde a origem de um insigth, uma luz um impulso.
Fala-se tanto do poder de ruptura de Urano, mas  quanto ele está associado ao poder edificante de Saturno, seu colega de regência de Aquário. A consciência da razão é Saturno e o despertar de uma nova consciência é responsabilidade de Urano, aquele que alimenta o fogo do conhecimento.
Um caminho em constante movimento , em ondas que dinamizam esse caminho. O máximo é que percorremos esse esmo rumo, indo e voltando para consertar, atropelamos e vamos de cara no chão, somos atropelados pela nossa própria "ausência", caminhamos como autômatos, nos agarrando a tilhas que nos direcionam a a rotas dos que abriram caminho, que venceram, nos cercamos de grades, blindados, inteligência, títulos e, de repente, o inesperado, um tio, um estilhaço de vidro, uma bomba e tudo vira pelos ares ou de cabeça para baixo. Nem sempre o choque o terremoto é conscientemente assimilado, parecemos náufragos tentando nos salvar do passado certo, com medo do incerto. Muitos de nós temos MEDO DE SER FELIZ, de nos jogar na vida como um malabarista, medo do risco da TOTAL LIBERDADE, não é fácil viver sem cercas ou ter a coragem de colocar seus próprios limites para ão querer ser invadidos, magoados, desrespeitados, basta reagir ao velho conhecido, seguro que nos deixe voar para além do conhecido.
Bon Voyage !

6 comentários:

  1. Sandra,
    legal mesmo é ser autêntico.
    Ah! Linda essa foto do trem na Serra do Mar Curitiba/Paranaguá.
    Abração
    Rui

    ResponderExcluir
  2. A novidade tem um frescor delicioso . É um continuar que não se sabia ainda( profundo malabarismo escorpiano de 12 que fala isso, rs)

    beijocas

    ResponderExcluir
  3. Rui, autenticidade é verdade nua e crua mas falta a tal da consciência e da responsabilidade com a vida.

    Leila, minha menina ariana exulta ante ao que será...que será...

    Esperemos de melhor para 2011 !
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. ESperamos mais de você!!!!! Queremos mais!!!!
    Juro que não sou eu que está pedindo ou clamando !!! juro juro!!!!

    Dedinhos para trás, foi meu ceú todo que falou, rrsssss

    ResponderExcluir
  5. Amiga, seu texto me fez "viajar", como sempre...
    Obrigada por plantar a semente.
    Beijos de luz,
    Aline.

    ResponderExcluir
  6. Tenho andado ausente mas hoje...fiz uma viagem por esse trem maravilhoso da tua foto e encontrei este texto maravilhoso!
    Sabes, o desconhecido, o novo...assusta sempre e nem sempre se recua para avançar. Por vezes, prefere-se meter a cabeça na areia, como a avestruz.
    Como começou o teu ano?
    Beijos e votos de uma semana feliz.
    Graça

    ResponderExcluir