Pensamento

"Onde quer que o homem vá , verá somente a beleza que levar dentro do seu coração" . Ralph W Emerson

domingo, 13 de setembro de 2009

Seja Produtivo, Cultive, Crie, Construa !

Existem Leis Universais que são comuns a quaisquer povos, raças, tempo, cultura, religião e uma delas é a de um movimento e desenvolvimento do universo desde onde podemos estudar no passado das Eras até o que, no presente momento, sabemos ter certeza de que pouco sabemos sobre as galáxias, e o como estaremos daqui a alguns séculos. A esse movimento existe vários outros em intercâmbio, criando vida, matando, destruindo e reconstruindo, mudando parâmetros, paradigmas, crenças e, no centro disso tudo existe o homem, até agora o mais racional das espécies vivas, que tem a capacidade de desenvolver seu raciocínio e construir valores, significados, interpretar o que vê e ouve, criar seu próprio mundo de acordo com a física quântica.
Esse ser humano que pensa, ele observa, copia, imita, usa ser Mercúrio da melhor forma possível para investigar o que ocorre ao seu redor e como poderá ele sobreviver. Tarzan só teve o do cinema, e sobreviveu imitando os macacos, e se adequando ao tipo de vida selvagem deles. Muitas vezes ser mais um, ser um igual é reconfortante, mas ao olharmos para o mapa natal, descobrimos quantas funções esse ser humano tem capacidade de aprender e usufruir delas, umas  nascem com ele, outras ele irá criar a partir de sua própria existência, seja um filho, uma idéia, um pensamento. Ele tem uma função maior como ser humano nesse planeta e nesse Cosmos, ele é parte deste todo em movimento. Se correr, o bicho pega, se ficar, o bicho como! Não dá para ficar com o boi na sombra, bem, o que tem de boi na sombra das cúpulas do Planalto...
Mas em se tratando de linguagem simbólica e de autoconhecimento, essa busca por maior amplitude desse mundo nosso de cada dia, por um crescimento pessoal a partir de reflexão, maior compreensão e aceitação de si mesmo, e de  resignificações das crenças e valores que  sustentam nossos princípios e constroem nossa estrutura psico-emocional, podemos afirmar da necessidade que o ser humano tem de ter uma identidade, de buscar reconhecimento, ansiar por amar e ser amado, por procriar, criar, deixar algo de si como prova viva de sua existência física nesse mundo.
Cio da Terra
Debulhar o trigo
Recolher cada bago do trigo
Forjar no trigo o milagre do pão e se fartar de pão
Decepar a cana Recolher a garapa da cana Roubar da cana a doçura do mel, se  lambuzar de mel
                                                         Afagar a terra
                                                         Conhecer os desejos da terra
                             Cio da terra, propícia estação de fecundar o chão.
                            (Milton Nascimento e Chico Buarque de Holanda)
É preciso meter a mão na massa,  descobrir o valor do suor na camisa, da mente cansada da aprendizagem, de poder experimentar a vida na prática, se criando, se transformando, provando de cada sabor para aprender a escolher. Talvez a pobreza do simples seja de grande valia a ele, pois ele nasce sabendo que depende dele plantar para colher e comer, depende dele se adequar a seca ou a inundação, talvez falte a ele a visão de outras possibilidades, principalmente se lhe desse a oportunidade da educação. Mundo pequeno, Mercúrio não enxerga longe como Júpiter, no máximo ele torna-se um artesão, operário da terra na regência de Virgem.
É preciso o desejo do ventre da criação, a mente fértil de idéias e anseios de vê-las materializadas, é o acumular pilas de terra, de semente, de grãos, de dinheiro diante de um Touro satisfeiro, pleno, de barriga cheia e olhos gordos. Essa disposição de lutar, de fazer trocas, de começar do zero, de plantar algo que colherá em dobro. A fome é algo desolador, ela mingua a vitalidade do ser humano, ela não deixa desenvolver a ambição, a única coisa que a fome deseja é ser saciada e, para tal, qualquer coisa que preencha o vazio, a carência , serve para que ele continue vivo.
Vemos uma romaria de mortos-vivos, esfomeados por migalhas, cegos a  todas as possibilidades, às suas próprias potencialidades, surdos  às ofertas. Tudo é impossível, tudo tão difícil, ele próprio cria um mundo pobre e como vítima da pobreza espiritual dele, ele nega aceitar sua realidade, ele empaca que nem um burro chucro, mete os pés pelas mãos, e se recolho num orgulho besta que não aposta mais nele. Resta a ele pedir esmolas, ser tão infeliz que alguém lje dê de graça o que ele deveria ganhar com seu suor. Ele é vítima dele mesmo, de fugir de ser alguém e, chora pela vida lhe negar vida.

2 comentários:

  1. Sim não fiz absolutamente nada hoje, aqui chove ja fazem quinze dias então não há humor que resista a tantos dias cinzentos.

    Obrigada pela visita.

    Bom dia e uma otima semana pra ti

    bjos

    ResponderExcluir
  2. Comerás o pão com o suor do teu rosto!!!
    A vida, foi-nos oferecida mas, o que pões na mesa, é com o teu esforço e o teu trabalho. Só assim, é uma vida abençoada!
    Uma boa semana e um bj Graça

    ResponderExcluir