Pensamento

"Onde quer que o homem vá , verá somente a beleza que levar dentro do seu coração" . Ralph W Emerson

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Palavras ao Vento - Consciência Gera Mudança



Mercúrio -Hermes é o senhor das idéias, aquele que interliga os 3 mundos, que soma, associa regendo Gêmeos e discrimina, cataloga, sintetiza e]regendo Virgem. Mercúrio é esse pássaro que vôa, contacta e comunica, é ponte e fonte, portanto aquele que promove a nossa capacidade de interagir com o entorno, aprender com a observação, copiar, imitar, se expressar da sua forma, seja mental ou física. A mente humana representada por Mercúrio começa desde a percepção do mundo à sua volta, de como ela aprende a comunicar seus desejos e dores, sua busca por autonomia através da sua enorme curiosidade. Ela cresce aprende a raciocinar, desenvolver a capacidade de apreender os ensinamentos e a desejar espalhar isso em Sagitário, sua oitava superior, aquele que eleva o pensamento a um processo da busca do significado, da representatividade do símbolo ou sinal. Júpiter é o "olho-gordo", aquele que vê mais adiante, que projeta uma amplitdo e expande a ideia primária, desenvolve o conhecimento e reflete sobre como o apreendido pode ser como crescimento social e pessoal ao indivíduo e assim , favorecer uma maior interação  e equilíbrio com o universo. O saber não ocupa espaço, mas ele precisa ser exercitado para que tenha função.



O conhecimento preenche lacunas, é fonte de aprendizado de ofícios, uma viagem no mundo dos outros e uma proposta de viagem interior, a auto-descoberta, a percepção sobre si mesmo, suas emoções, atitudes, crenças e valores, seus desejos e sonhos, necessidades, limitações, potenciais, habilidades. Quando Mercúrio trilha o caminho da pesquisa e  conhece o caminho do apendiz, ele toma consciência do quão rico é o conhecimento  e faz dele um valor prático de treinamento para uma maior eficiência, pode vir a tornar-se m mestre com Júpiter, que agrega a todo esse conhecimento maior valor e significado, interpreta e propaga a ideia num conjunto de proposições que influenciam diretamente o desejo do outro , que atiça a inveja, o desejo de participar, de ser coadjuvante de um movimento à frente.

Quando a idéia já trabalhada, decifrada sai da mente para ser utilizada como uma proposição, ela agrega um movimento de mudança, pois move o indivíduo a refletir sobre um novo contexto. A consciência do aprendizado é o ponto de partida para que ocorram as mudanças em nossas atitudes pessoais e daí, sejamos exemplo e catalisadores de uma melhor aceitação quanto às diferenças a a necessidade de um constante movimento de adequação e manutenção de um desenvolvimento com atenção quanto ao seu equilíbrio, evitando assim todo um processo de auto-destruição em razão dos excessos do progresso.


A mudança ocorre de dentro para fora, o exercício é como de um espiral que ao ser movido ,exala do seu interior a energia que será distribuída no exterior, modificando nossas atitudes naturalmente.Palavras ao vento são discursos inúteis que mais criam um espetáculo de convencimento, mas nem sempre geram a consciência plena da necessidade da mudança de comportamento, de paradigma, de status quo.

3 comentários:

  1. Sandrissima...

    Quer coisa melhor que uma pessoa "ensinável"...Aquela sem o orgulho imbecil e castrador do "eu sei", "eu sei", "eu sei"...Concordo quando diz que a mudança vem de dentro, aliás para mim é a unica via de mudança real...As mudanças de fora nos deixam como barquinhos sendo jogados de um lado para outro, a merce de mudanças climáticas...
    Mudanças de comportamento, paradigmas, atitudes, são sempre as verdadeiras e reais mudanças...


    Beijão minha rica
    Tb tô com saudade de papear contigo =)

    ResponderExcluir
  2. Parei aqui por acaso? Há acasos? Ou tudo na vida tem uma explicação? Gosto destes temas que nos ajudam a caminhar. Acredito muito na força da mente. Virei mais vezes para aprender coisas linda. Beijo e bom fds Graça

    ResponderExcluir
  3. Que delícia isso Graça, eu acredito na sincronicidade da vida e nesses "encontros" que nos mostram novos amigos e caminhos.
    Venham mesmo, faço uns bolinhos de chuva, um chá quentinho ou café e sentaremos a falar da vida.
    Beijos
    Grata pela visita.
    San

    ResponderExcluir