Pensamento

"Onde quer que o homem vá , verá somente a beleza que levar dentro do seu coração" . Ralph W Emerson

segunda-feira, 22 de junho de 2009

A Magia da Percepção

A gente passa literalmente pela vida, caminha como um robô motorizado por necessidades bio-psico-emocionais, mas não nos damos conta do que nos envolve, do que fazemos parte. Talvez esteja aí a origem da solidão humana, esse sentimento de isolamento, de uma individuação nada proveitosa. Muitos são tão centrados em si mesmos, que vivem se defendendo, pois qualquer coisa externa é uma ameaça à sua inconsciente integridade pessoal. É interessante se ver o apego, como as garras crescem ao primeiro sinal de contestação sobre essa identidade, tão frágil, pois projetada sobre idealizações, ela mal se sustenta numa estrutura que a finque no chão da real possibilidade de ser. Daí para crescer é um sufoco, é uma briga interna para deixar como estar, pois ir para o desconhecido é precisar sair de si mesmo, limpar o que jaz no fundo do tacho, que já teve seu tempo e serventia, mas fácil disfarçar, se indignar, soltar alguns rojões e de novo se enfiar no umbigo. Esse mundo é tão precioso, tão complexo e intrigante, que nos faz ser "ninguém" diante do todo. A individuação é a percepção do nosso contorno corporal e da transcendência psico-espiritual. Tudo é atemporal, ilimitado, tudo é nosso, o universo construído com o alcance das nossas "lentes" mentais. É quase um "tudo é possível" diante da grandeza, da multiplicidade, das inúmeras possibilidade frente ao que você crê sobre si mesmo e é capaz de interagir e se adequar ao constante movimento de dentro para fora e de fora para dente, desse micro participante nesse macrocosmo. Nascer é o Só o Princípio de Tudo Crescer é a meta, sobreviver é necessidade, mas evoluir é uma opção! Viver é seguir por um caminho construído por nós, a cada dia, cada pensamento, a cada crise, tudo tem seu tempo e cada um tem sua disposição em se envolver com a vida, desfrutar dela numa dimensão mais ampliada, ou traçar caminhos mais fiéis ao já conhecido. É um exaustivo trabalho sair de si mesmo e ir em busca de novas dimensões, se esticar tal qual um elástico e testar sua resistência, se conduzir a novos desafios. A magia está no ar, basta aspirá-la, tocá-la e criar, ela te enche o peito de um viço, rasga teu coração empoeirado de lembranças. Teus olhos perdem a miopia da poeira do chão e olham para mais adiante, quem sabe a poeira das estrelas, a pequenez importante de cada passo que dás, de cada consciente presença diante da vida. Portando, se desarme para poder voar e perceber esse mágico entorno que pode te levar além. Redimensione seu olhar pra vida e sinto a magia que te rodeia. te envolve e te transforma em alguém Maior.

4 comentários:

  1. Oi Sandrissima *.*

    Tenho certeza que sua iluminada presença e teu olhar profundo lá para as bandas das estrelas distantes,enriquecerá esse mar virtual que aqui nos aventuramos...

    Seja MUITO bem vinda,e sinta-se acolhida por esse coração aqui que te respeita e ama incondicionalmente.

    Beijão Minha riqueza

    ResponderExcluir
  2. Adoro a maneira delicada e coerente com que expõe coisas tão profundas, isso é um dom de Deus...
    Continue cheia de inspiração nos brindando com suas sábias palavras.
    Já está nos meus favoritos sem dúvidas.
    bjão
    Bom fim de semana
    Luciana

    ResponderExcluir
  3. A maioria da Humanidade encontra-se "adormecida", pois o real despertar é o da consciência e pela qual poderemos perceber, sentir e interagir com a complexa e sutil dimensionalidade da VIDA.

    ResponderExcluir
  4. MARUJO EM PÉ NA PROA
    FITA AS BRANCAS ONDAS CAMBALEANTES
    BRISA LEVA SUA IMAGINAÇÃO
    ONDE IR?
    QUAL PROFUNDEZA ENXERGAR?

    É NECESSÁRIO NAVEGAR!

    www.joseborgesfilho.blogspot.com
    NOSSO CAMINHO

    ResponderExcluir