Pensamento

"Onde quer que o homem vá , verá somente a beleza que levar dentro do seu coração" . Ralph W Emerson

terça-feira, 23 de junho de 2009

Descobrindo Suas Máscaras


O trabalho com máscaras é um caminho de busca pessoal, reconhecimento de personagens internos, o dialogar com os múltiplos aspectos esquecidos de nossa personalidade e, desde o silêncio interior chegar ao mais profundo e arcaico de nós mesmos. Podemos resgatar nossa história pessoal e coletiva, identificar os esteriótipos exigidos em cada época que ofuscam o caminho para a individuação. É um convite ao encontro do sagrado dentro de nós. Fazemos contato com aquilo que está "invisível", mas quando dadas condições, o Self colabora e o arquétipo e o símbolo podem ser vividos e atualizados na experiência. A partir daí começa a tensão entre aparência-realidade, ego-self, luz-sombra.

Trabalha-se a máscara como atitude e como instrumento transformador no processo da individuação. Pela origem árabe, a máscara (másjara) é uma figura burlesca, cômica, que serve de disfarce. Para o gego antigo a máscara diz respeito a "voz" que o persona, personagem da tragédia ou comédia, emite através do rosto coberto, é prosopo. Nem sempre a chegada desse "outro" em nós em desejada ou possível de ser evitada. A máscara destaca o que no personagem é repetitivo, mas inconsciente. Isso pode estar ligado ao traumático, à dor, ao sofrimento. Como para toda criança o sótão se transforma num mundo mágico, é em nosso sótão psíquico que os personagens e máscaras adquirem vida e voz, um mundo fascinante e assustador.

O trabalho com máscaras implica em construção e desconstrução permanente da identidade na direção da individuação. Elas ocultam mas também revelam personagens que estiveram fora de cena por muito tempo, esquecidos, abandonados, rejeitados.

O estudo é feito através de coleta de traços e construção estatística das Máscaras via e-mail, a partir de então serão desenvolvidas cada uma delas pelo aluno e debatida e trabalhadas em entrevistas semanais pelo MSN ou Skype, com datas e hora programadas. É um trabaçho pessoal, mais informações, deixe seu endereço de e-mail no comentário.

Um comentário:

  1. Oi, Sandra, gostaria de entrar em contato contigo, me interessei por alguns cursos que vc ministra. Li seus textos e andei pelas comunidades, vc escreve bem e tem um quê de sinceridade poética que cativa.

    Abraço carinhoso,
    Laura

    ResponderExcluir