Pensamento

"Onde quer que o homem vá , verá somente a beleza que levar dentro do seu coração" . Ralph W Emerson

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Você Tem Vergonha do Que? O Que ou quem te Envergonha?

O quanto você esconde sobre si mesmo por vergonha?
O mundo existe e coexistimos nesse universo quando nos comunicamos, interagimos e nos integramos aos diversos contextos, que nos é cobrado por aqueles que nos educam, ou nossa própria cobrança e dos que nos rodeiam. Júpiter tem muito a ver com essa seleção de VALORES, com os quais fazemos escolhas, do bem e do mal, do falso e verdadeiro, rico ou pobre. Saturno já é a estrutura social que normatiza regras sobre o limite de cada um no compartilhar e participar em comunidade, a respeitabilidade hierárquica e nossos deveres e direitos como cidadãos perante o Estado. Nos protegemos com as máscaras da persona idealizada no ASC, na casa 5 exibimos  que acreditamos ser ou nos tornamos,  a fim de angariarmos reconhecimento e admiração. No MC projetamos nosso futuro, o cume de onde gostaríamos de reinar na maturidade,  termos enfim segurança, capacitação e participação social. Desde cedo aprendemos comportamentos sociais quase sempre distintos daqueles  dentro de nossa casa. somos um amontoado de verdades mentirosas que nos contam na infância, o que observamos dentro de casa espelha muito do que acreditamos que seja a vida lá fora. Escolhemos copiar o manual ou quando diferentes e excluídos tendemos a buscar reverter aquele padrão de caráter da casa 4.
Nos esndemos e nos disfarçamos, elegemos uma capa protetora para sermos aceitos e para seguirmos em frente, dentro de nós mora uma identidade muitas vezes desconhecida frente a todas essas in-formações passadas e incrustadas  em nossa pele. Vence quem mais te protege, quem você acredita ser você: a autoritária, o sedutor, o gentil, a bela, a mãezona protetora, o poder absoluto, a boazinha, o desligado. seja qual for sua máscara, suas vestes, seu manto, eles escondem algo de você do qual se envergonha. De que você tem medo? De ser rejeitado porque é fora dos padrões e sobrar de lado? Ou você precisa ser o que os outros são para ser parte do todo e não se diferenciar?
Tenho vergonha de colocar biquíni depois que engordei, meu valor está em não chamar atenção de forma negativa. Tem gente com vergonha de não saber e assim  não pergunta nada e costuma sem conhecimento. Você tem vergonha de seu corpo? Não arrisca fazer sexo para não expor seu corpo? Do seu defeito físico? E o quanto te incomoda ser parte de uma comunidade "especial' onde precisa conviver com o olhar desconfortável ou da pena dos outros.Tem gente que tem vergonha dos pais analfabetos, cafonas,  de ser pobre, ignorante. Acaba perdendo oportunidades em modificar essa realidade, porque se conforma com o limite do não saber começar a mudança. Alguns homens têm vergonha do seu pinto pequeno, mulheres têm vergonha de estarem sozinhas, gays ainda resistem enormemente em exporem sua homossexualidade, se dilaceram em aceitar serem gays por medo da rejeição familiar. O quanto aqueles que se acreditam "normais" abusam do direito de respeito ao próximo, ou mesmo da dignidade de ser um ser humano que enxerga seu semelhante como um igual,  se colocam numa posição de juízes,  apontando dedos difamadores, acusadores, fazendo de qualquer igual que ouse ser diferente, um animal, um doente, um incapaz, convencendo muitos de sua invalidação, segregando,  aprisionando estes na marginalidade de uma sociedade. Falsas verdades que sustentam os egoicos covardes, em pânico por poderem ser de verdade IGUAIS, passiveis de um caminho desconhecido onde o futuro é incerto, onde há necessidade de nos render ao que nos atravessa o destino, onde  homem é parte da ação e consequência do que cultiva, mesmo que em sua ignorância não seja falho. Vergonha em ser um fraco, alguém  sem controle sobre sua vida!
Nós somos o Sol, nossa unidade é o centro de nosso ser, nosso Self, nossa ânsia é por ser o centro do nosso universo, buscamos  reflexo para enxergarm-nos nos vários espelhos no nosso entorno. Quanto mais temos integração com nosso Eu Interior,  nos respeitamos mais, e vamos definindo nossos limites,  criando uma disposição em se adequar e se transformar, construindo nossa identidade numa relação mais verdadeira e coerente com o que nos cerca. O Eu se desnuda, o medo é verdadeiro, sem fantasia,  a realidade se apresenta e as máscaras se colocam somente estrategicamente , enquanto caminhamos  mais firmes, fazendo escolhas mais pautadas no que desejamos e temos capacitação de conquistarmos. A vida nos faz presentes e nos torna donos do nosso destino, , um caminho que construímos de acordo com  que vamos experimentando e descobrindo sobre nós.
É longa a espera por algo que nem nos damos conta, precisamos encarar quem somos, tarefa árdua  quando é necessário olhar dentro de nós, com humildade e compaixão. Fugimos de lidar com as perdas, com a dor da frustração, difícil admitirmos que somos tão pequenos ante a sabedoria da vida, que nos ensina a cada instante, e nos da inúmeras oportunidades em aprender.

6 comentários:

  1. Em algum lugar eu li que ter medo é uma virtude, pois o organismo cria defesas, preocupações e coragem. Elementos essenciais ao equilíbrio. Minha esposa tem medo de besouro e eu de cobra. Deve ser manifestação de algum trauma.
    Abraços-Rui

    ResponderExcluir
  2. Rui, tudo no universo tem uma função, o medo e uma reação a reservação da vida, mas quando este medo nos trava seguir em busca ao desconhecido, ele pode ser nosso aliado e não um fantasma.
    Eu tenho medo/nojo de barata, muita aflição com as perninhas de qualquer coisa que voa ou se arrasta, uma aflição danada sô.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. lindo texto..
    faz a gente refletir.


    beijooo

    ResponderExcluir
  4. Medos mil. Medo de altura, de mudança, de multidão( carnaval na Bahia), medo de retrocesso ( ficar mesquinha, amarga, invejosa, muito competitiva) quando você precisa ficar muito de vigilância , desconfiança e estratégia com as pessoas sem relaxar com elas...ai meu Deus chego a ver a minha alminha virando lagartixa na próxima vida, rsssss medo de me expor aos precipitados julgamentos a ponto de não haver reconhecimento das minhas qualidades ou tentativas de acerto. Medo de ser ridicularizada ou humilhada pois eu reajo muito brava e profundamente ( que mágoa louca !) o que me faz fechar o coração com pedras pesadas.
    Uma coisa que é forte em mim é a necessidade de aproveitar as oportunidades que eu sempre creio que são únicas. Enfrentar o medo é uma oportunidade de escalar montanhas, ir para outro lugar melhor, encontrar algo novo, ficar mais preparada e amadurecer, conquistando conhecimentos.
    Leila

    ResponderExcluir
  5. Uhuuuuuuu minha amiga Leila, essa prosa em desabafo me lembra sua oposição Vênus em Libra com Saturno em Áries, vai lá que essa mulher que busca o deleite da covivência e se depara com uma cruel realidade que a faz guerreira, dona de sua vida quando executa seus deveres. ah....essa cobrança a maturidade traz maior engenho ara burlar a vigilância saturnina e goza da vida em deleite. claro que Netuno conjunto de Sol no ASc em Escorpião é um guardião de plantão que sonha em se libertar dessa prisão se grades, mas de uma imensidão de mar sem fim dia e noite, tempestades e novos horizontes Mas de ilusão vive teus medos que te embalam os sonhos e te fazem flutuar nos versos que escreve melodiosamente.
    Até o tremor nos faz vibrar de vida e nos az despertar pela lu que os alimenta e cura com a fé.
    beijokas

    ResponderExcluir
  6. É necessário um pouco de medo que nos ajude a ultrapassar situações diversas. Não há ninguem na vida que não receie alguma coisa... não se pode é ficar parasilada! Ao longo da vida tambem há medos que se vão perdendo porque o caminho andado , ensina muita coisa!
    Gostei do teu texto que me fez rever se ainda tenho medo de alguma coisa. Penso que sim: a falta de saúde!
    De resto minha querida, acho que já não tenho medo de nada!
    Mil beijos e um bom domingo!
    Graça

    ResponderExcluir