Pensamento

"Onde quer que o homem vá , verá somente a beleza que levar dentro do seu coração" . Ralph W Emerson

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Envelhecer Com Prazer

Acabei de nascer de novo, ha algumas horas, 53 anos passados, rompi do cerco do colo do útero, bati cabeça tal qual uma ariana, a cavar o buraco negro até encontrar a luz do novo mundo. Eu queria sair logo dali, nada de prisão e serenidade. Nasci num ascendente em Leão, a primeira e única neta de pais e avós babões, fui a atração principal da família. Mal sabia eu que o caminho era longo, demorado para minha ansiedade de Sol/Mercúrio em Áries, mas minha digníssima madre Lua Capricorniana, era a dona do pedaço, era quem ditava as ordens. O lado ariano de meu Sol  de casa 8 , sempre foi da menina tímida, onde o cordão umbilical com minha mãe me alimentava de segurança, a simbiose extra-útero foi inevitável. A infância foi solitária, sempre cuidada, nada me faltava materialmente, mas a alegria não me sorria no espelho. 
Hoje, quando olho meu sol (Eu) lá no horizonte, num longo caminho, não tenho saudades, só daquela leveza da criança e adolescente, sem compromisso, aquela época boa demais onde eu nem me preocupava com  dia seguinte. Lembro bem um novo personagem adentrando na minha vida, virando "padrastro", demorei para me enturmar naquela nova família, até um dia que vomitei todos os sapos em plenas férias em Salvador, apelaram até para o Senhor do Bonfim,risos. Os tambores retumbaram, começava a despontar minha individualidade, um muro emocional se ergueu em protesto. Não adiantavam os "nãos" por castigo, lembro bem de uma frase minha aos 15 anos: _"Podem me tirar televisão, cinema, o que eu penso, você jamais tirarão de mim!"
 O rio da vida foi manso dentro de mim, aprendi a remar pelas correntezas,  vivi prazeres em todos as paradas que fiz. A minha sede era de conhecer mais, sempre íntima das bancas de jornal. Vênus em Peixes na casa 7 me fez viver alguns amores platônicos, Urano regendo casa 7 me fez ser mais amiga e companheira dos meus amantes, ou tive paixões repentinas, intensas, comigo quase sempre o controle. Fui feita de boba muitas vezes, a ausência de malicia me deixou mágoas morais, me choco com a maledicência humana. Eu sempre meio que deixava a dor de lado, e continuava em frente, parei diante um paciente morrendo e mãos atadas, nada mais a fazer. Tive lições de vida com os mais frágeis, com os que já se despediam com um sorriso de sábia aceitação da morte. Um dia subi no palco da sala de aula, descobri o quanto meu ASC leonino sorria para aqueles olhos curiosos e ouvidos que bebiam minhas palavras, achei meu canto! Embora o bolso ficava meio-vazio, o coração era todo cheio de uma satisfação sem tamanho. Um dia o céu escureceu Plutão bateu à minha porta do ASC, a renovação começava, era preciso aprender a perder de verdade. A tormenta levou alguns anos, e eu nadando em círculos de emoções contidas, muito medo negado. Eu não podia falhar com aquela liberdade e independência, e fui começar de novo. Descobrir, quem agora era Eu?
Como a carta da Torre no tarot diz, todos os meus muros ruíram, era sair buscando juntar os cacos e construir alguém que precisava abrir caminhos de luz. Eu resisti  brava a enfrentar minha verdade, eu pisava na minha sensibilidade, negava minha fragilidade. De repente, sob as lágrimas de angústia, mágoas, ressentimento,  descobri minha menina idealista. Foi uma festa e tanto ao sentí-la deslumbrada diante daquele mundo colorido, e voei, voei num balão magico, e acordei faminta de viver. Meu horizonte era infinito, o caminho era uma ponte que eu precisava atravessar, com os pés no chão, sujos de terra, estrume. Era preciso encarar meus desafios, com uma confiança que, diante da crueldade de uns, da queda ante a traição , era resistir e amadurecer,continuar sempre, sem perder o viço, nem a sensibilidade. Acreditar sempre, o ganho é aprender sempre, quando encaro meus desafios e me perdoo pelas minhas falhas.
O prazer em estar viva,  é ter em meu corpo e mente "marcas" de minha história, e pronta para fazer novos  planos.

6 comentários:

  1. Minha Querida Ariana
    Por isso aquele fio ténue ( mas eu sentia-o bem forte) que nos ligava! Parabens á tua vida porque o mundo ficou mais rico quando chegaste!
    Tantos ponto em comum que eu encontro: a nossa necessidade de comandar, de ser líder, seja em que campo fôr, a sede de independência, de seguir o nosso instinto ( ou coração): Sei que tenho de ir por aqui!! Ainda que os pés ganhem bolhas...sabemos que é proibido DESISTIR!
    Que o teu dia seja feliz, vivido plenamente a cada minuto!
    Mil beijos de Parabens!
    Graça

    ResponderExcluir
  2. parabéns pelos anos de vida e pelas lições aprendidas. To sumida mas torço por vc! Felicidades

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Graça e Desabafando, a cada ano, nessa luta de sobreviver o mas sã possível, é um enorme presente.
    Obrigada,fiquem om Deus.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Minha querida, queria deixar um abraço para a menina idealista , Queria , na verdade, encontrá-la num parque e falar com ela por horas e horas , andar em digressões por todo histórico penal de nossas festas, quer dizer, nossas vidas as quais não se ligaram à toa. De alguma forma sabemos disso o que se comprova pela sintonia que temos e pela amizade que mantemos . Essa mesmo que não é nada protocolar e esquece geminianamente do dia certo de aniversário, rs(ai , ai eu me atrasei...) _ . Tão livre e liberta quanto nossas almas que já voaram por aí juntas. Isso é uma desconfiança que tenho.
    É um prazer conhecer você

    beijocas

    ResponderExcluir
  5. Hahahahah Leila, meu marte aquariano se liga a você por elos invisíveis, sem tempo e espaço, e te perdoa pelo avançado do mês. Isso me faz refletir que "depois pode ser agora".
    Beijão

    ResponderExcluir