Pensamento

"Onde quer que o homem vá , verá somente a beleza que levar dentro do seu coração" . Ralph W Emerson

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Natal - Tempo de Reflexão


Papai Noel é uma fantasia que quase  se transformou em Mito quando souberam utilizar a inocência da representação do "bom velhinho" que se dedicava a dar presentes a todas as crianças que se comportassem bem no mundo inteiro. Mas a bomba estourou e o bom velhinho virou um selo de maketagem para se vender presentes. Em algum lugar a fantasia netuniana da generosidade se diluiu e sobraram as crianças espertinhas que usam o "Papai" Noel para exigirem os brinquedos que desejam.
Crianças tem esses dois lados arianos, o egocentrismo de só pensarem no que desejam, sem levar em conta o que podem receber, são criança, e a real disputa com os coleguinhas do colégio, da rua, que choram e esperneiam para terem os brinquedos que os amigos tem.  Haja esquentação de orelha dos pais quando da proximidade do Natal. Pior é que o povo cai na conversa da mídia, se rende aos pedidos insanos dos filhos e gasta o que não tem, como se pudessem saciar a fome dos 365 dias de ausência, seja pelo trabalho, seja pela intensa vida social, que de alguma forma pudessem comprar "felicidade" num carrinho ou boneca e , estivesse ali cumprindo seu dever de pais. 
Eu acho muito interessante essa coisa de se comprar pessoas, algo bem comum ao signo de Capricórnio, sem precisar ser um uso indevido, é simplesmente uma desculpa para as faltas e ausências de um provedor. É uma compensação, uma armadilha na qual a maioria das crianças caem, são tragadas por imensos sacos de presentes , nem terão tempo em brincar com tudo aquilo, no fundo a presença e atenção dos pais seriam de maior proveito no desenvolvimento emocional dessas crianças.

Os pais meio que esqueceram desse pequeno detalhe, que não basta pagar escola cara, dar presente, compra roupa de grife, viagem para a Disney, excursão com os amigos da Escola. É preciso se doar,  mais do que dar sustento, pois a alma de uma criança carece de atenção, amor, proteção e isso se faz com presença e carinho. A família foi para o espaço, o modelo americano da reunião familiar à mesa nas refeições, dos bairros de casas idênticas, a escola do bairro. O sonho americano não se encaixou nesse país tropical, onde ainda se ganha menos para se trabalhar menos, se trabalha para sustentar as contas, os sonhos exibicionistas, onde se escolhe profissão pelo que menos irá se esforçar e puder ter um diploma fácil.
Mas é Natal e vale sim viver parte do que ainda existe do bom velhinho dentro de nós, a generosidade na lembrança dos que nos são caros, na reflexão de toda essa algazarra de consumismo, quase como uma negação da realidade. É uma frustração de todo mundo querer mostrar o que não tem, salvo os raros que se dão as mãos e se unem em oração antes da grande ceia farta, a agradecer por tudo que ganhou do universo.
Um Natal cheio de paz, amor e esperanças de renovações para o futuro.!
Beijos
San

5 comentários:

  1. Oi San!
    Entaum, na vdd, se naum me engano, o Papai Noel era um turco chamado Nicolau q amava ajudar aos pobres e ai um bispo o canonizou, algo assim... Soh sei q a imagem do bom velhinho, gordo, barbudo q traz presentes surgiu pela primeira vez na Alemanha (me corrija se eu estiver errado).
    Eu, particularmente, ODEIO o Natal.
    Eu naum vejo sentido em tanto desperdicio, mtos dzem q naum ligam pra Papai Noel e o fzem por Jesus, bem... kda um com sua intencaum, mas eu naum acredito mto nisso naum, acho um comentario bem hipocrita, pois o q se ve saum os natais, em qlquer parte do mundo, sendo comemorados da msm forma: mto consumismo e mta hipocrisia.
    E tbm nem ha provas de qndo foi q Jesus nasceu.
    E com ctza, as criancas saum as mais manipuladoras nesta data, eu sei pq eu jah fui mto! hahahahahahaha
    E fiko msm chokdo com os pedidos q fzem (pensar q jah fui assim, hehehe, coitados dos meus pais) interessante tu ter citado viagem pra Disney, pois eh o kso q eu sei de um pai q conheco q preferiu cortar a internet da ksa dele pq a filha adolescente bateu o pe q qria pq qria de presente de Natal uma viagem pra Disney...
    Eu naum sei se eh pq atualmente a vida anda taum corrida e os pais akbam se sentindo culpados por serem taum ausentes q akbam por qrer "compensar" isso atraves das coisas materiais. Mas esta eh a impressaum q tenho.
    Meu Deus! Eu sou de Capricornio, mas naum compro pessoas! rsrsrs
    Um bom Natal pra ti tbm!
    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Meu anjo lindo, eu também tenho Lua em Capricórnio e num compra nem uma mosca viva, odeio isso, mas gente carente qcha que comprar compensa o que naum sabe dar sem ser algo materializado.
    Beijokas
    E um feliz Natal mesmo num curtindo, você está na festa dentro ou fora de casa. ahahahah
    San

    ResponderExcluir
  3. Que 2010 te traga 365 dias de saúde, doze meses de alegria e 52 semanas de sucesso.
    Um beijo amigo
    Graça

    ResponderExcluir
  4. Parto do princípio que devo encaixar-me no mundo em que vivo. Os janeiros me dizem para ser ponderado, equilibrado, comedido. Tenho dezembrite (aquele tal baixo astral nos tempos de desperdícios e exageros). Tive um sonho e realizei: estar bem longe de tudo, literalmente, nas datas aniversário, natal e ano novo, mas nada mudou em minha vida. De modo que, essas reflexões natalinas são exelentes para reposicionarmos.
    San, obrigado pela reflexão e parabéns pelo texto. Rui

    ResponderExcluir
  5. Minha primeira experiencia com Papai Noel nao foi nada boa pois ele nao veio nunca me visitar...Mas nem por isso tirei esta fantasia dos meus filhos.Acho que precisamos dos sonhos e das fantasias...

    ResponderExcluir