Pensamento

"Onde quer que o homem vá , verá somente a beleza que levar dentro do seu coração" . Ralph W Emerson

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

O Louco - Fuga da Realidade ou Falta de Consciência?


A carta do Tarot de número 0 (zero) - O Louco, representa simbolicamente na maioria dos baralhos, o arquétipo de uma criança pura, a essência do homem diante da jornada da sua vida. Este estado  lembra o de uma pessoa levitando, ainda fora de contato com as experiências da vida, pode-se falar do espírito ainda não encarnado totalmente, não ciente de sua sina. É o bêbado na sua alterada e fantasiosa consciência, aquele ator que se dispõe do seu ego e  encarna os personagens, se acredita apenas um ser etéreo vestindo roupagens e vendendo ilusões,  e também é o equilibrista, na sua habilidade em passear pela linha no picadeiro, praticar esportes radicais e estar a um passo da morte, sem em nenhum momento se dar conta disso, é o palhaço que faz rir a criançada que existe dentro de cada um de nós, com suas piruetas e caras e bocas na sua simplicidade de mendigo bem humorado, mesmo que por trás da maquiagem exista alguém ainda  sem identidade.
O Louco é o nosso ASC no Mapa Astrológico, nossa partida no caminho do crescimento e aprendizado, em busca da consciência de quem ele é, de verdade. Um viajante,  aventureiro sem rumo, a fazer malabarismo nos cruzamentos, a lavar carros nos estacionamentos, mas um bom artista mambembe que leva sua trupe pelas cidades do interior, perseguindo suas ilusões de menino abandonado. O tempo fará do Louco um "Bobo da Corte", aquele que descobre precisar de máscaras e várias histórias para contar para cada gente diferente que ele vá encontrando pela estrada.

Existe um caminho à frente onde o Louco irá vivenciar as experiências de cada arquétipo e no seu dia a dia ele incorporar´aquilo que cada experiência e pessoa que cruza seu caminho lhe soma, faz com que ele se conheça a partir das reações que terá e como absorverá o ensinamento e a consciência de si mesmo diante do outro. Ele é um buscador, ele  encontrará encruzilhadas, obstáculos a contornar, inimigos tentarão lhe interromper sua busca,  mas  seu Eu Interior é seu guia, sua consciência, sua razão e percepção da sua capacidade de seguir adiante. Nesse caminho, que cada um de nós faz, fazemos escolhas que somente no futuro adiante poderemos avaliar, por isso é necessário aceitar os erros e suas consequências, usar do conhecimento adquirido, aquele do observador da vida, e usufruir do que a vida nos oferta a cada instante.
Parece "pobre" encontrar felicidade nas pequenas coisas, a ostentação é máscara do pobre menino rico, carente de amor e atenção, aquele que se enxerga  mendigo vestido com as roupas do Rei.
A loucura, a embriaguez, as drogas, são bifurcações  que optamos quando o caos  preenche e a fuga parece o melhor remédio. Qualquer coisa que cultivamos dentro de nós que nos cause dor, é o nosso limite, é quando não somos mais máscaras, somos alguém que cansou de se esconder. A dor, seja ela de qualquer origem, [e um pedido de socorro mudo, mas que numa curva nós vamos ter que encarar o estouro da boiada. Ou você se dopa, se mata, ou corre e se cura, essa é uma decisão íntima e pessoal, ou você decide a seu favor ou contra você, como diz a frase "Não deixe que nada te desanime, pois até mesmo um pé na bunda te empurra pra frente."
Vai doer, tem sacrifício, você tem que se convencer do que é melhor pra você, por vezes existem umas ajudinhas, alguns GRANDES MOTIVOS  que nos movem a mudar. Cada passo no caminho, existe uma clara visão da sua presença na vida, ali de pé, frente a você mesmo. Enfim você se encontrou e se comprometeu a viver livre de todos os medos que  te impediam de voar, mesmo que seja na mente de um homem digno da vida que ganhou.
Vamos, venha, me dê sua mão, vamos contar histórias, ganhar o mundo e continuar ensinando aos outros que tudo pode ser bem maior do que você enxerga, basta ver para que faça parte de seu mundo interior e, este se refletirá por onde você passa.

7 comentários:

  1. Olha, passei aqui pra ler e confesso que tenho que reler...tem muita coisa a ser aprendida com um texto como esse. E sabe que seu comentário me trouxe um pouco de paz...vi que vc me entendeu quando disse que sou uma mera expectadora. E sim, cada um tem sua trajetória...então acho que eu deveria julgar menos né?
    "a ostentação é máscara do pobre menino rico, carente de amor e atenção, aquele que se enxerga mendigo vestido com as roupas do Rei" achei essa frase marcante...foi como eu identifiquei o ator da minha história. Obrigada pelos seus comentários viu!

    ResponderExcluir
  2. Olá San *.*

    Digamos que como tenho ASC no mesmo signo solar, meu trajeto é com o compromisso intransferível e irrevogável com a própria Alma...Vejo que sou muito transparente em relação ao que sinto, todos a minha volt asabem quando estou triste e quando estou alegre, não tenho muito jeito com máscaras. Me traz muitos problemas sim, mas é um compromisso cmg e não posso abrir mão...

    Deve ser diferente com quem tem Sol e Asc diferentes...


    ENORME beijo

    ResponderExcluir
  3. Não te vejo crítica, te vejo traduzindo o que observa, se você o faz frente a pessoas com que mantém vínculo afetivo, isso se torna mais emocional e comprometido, de certa forma a gente deixa de ser somente expectador. Todos nós criticamos, pois é forma natural do ego se individualizar é apontado as diferenças no outro.
    Quanto te falei de ficar apenas a observar era no sentido de que nem sempre podemos interferir, ensinar, mesmo que seja para a felicidade do outro, é nosso ponto limite, meio frustrante digo eu, idealista que sou.
    Beijos
    San

    ResponderExcluir
  4. Pri, minha flor, não tem nada a ver o mesmo signo de ASC com o do Sol, são questões distintas, o ASC é a porta de entrada onde você usa a máscara para se proteger, e todos usamos, pois todos nascemos inconscientes e o que vamos percebendo e detectando emocionalmente nos primeiros meses de vida e até aos 3 anos, formamos uma conduta condicionada frente a essas experiências. Já o Sol é teu Self a ser descoberto através do ASC, do teu caminho e quando você aos poucos define o sol, mais você se solta das máscaras como persona, usa-as de forma consciente como qualquer roupa, "vestida pra matar".
    A associação do tarot aqui é com essa livre essência que vai experimentando de tudo, se transmutando como aprendiz. É essa nuvem fluida que existe dentro da gente.
    Beijokitas
    San

    ResponderExcluir
  5. Interessante a leitura desta carta de Tarot. Sabia umas coisas...muito pouco e gostei de receber tanta informação. Depois, o texto é valorizado por imagens lindissimas, principalmente a do portal.. É um convite a avançar por esses caminhos, fazendo frente a tudo e decidindo positivamente.
    Um beijo.
    Graça

    ResponderExcluir
  6. OI Sá, tudo bem?

    Estou passando aqui pra agradecer seu comentário no meu blog. Vc me ajudou muito e nem tem ideia disso. Me fez ver que realmente nem sempre a grama do vizinho é mais verde. Fiquei bem melhor depois do seu conselho. Impressionante como vc me conhece a tão pouco tempo mas tem sempre comentários e conselhos muito pertinentes e que me fazem muito bem. Obrigada viu! De verdade!

    ResponderExcluir
  7. Sabe amiga...
    Somos muito parecidos por dentro, pois vivo tudo isso que te confessastes. Talvez tenhamos pousado no planeta errado (rsrs) ou na dimensão errada. Creio que existam seres além, iguais um alazão que direciona toda uma manada pelos campos da vida nem sabendo ao certo porque, mas faz isso com a alma e leva toda uma gleba de seres para um lugar máximo. Os outros cavalos comuns nem sabem que encontraram um lugar especial, pois não sentem isso, mas o líder sabe que salvou um tanto de individualidades que já merecem estar separados dos demais.

    Nós humanos estamos assim, perdidos totalmente ou não. Há quem viva aqui sem se deixar influenciar pela matéria e se destacam por não terem absolutamente nada palpável, entretanto vivem plenamente.

    Adorei teu artigo, tocante e significativo. Quando falamos sem receio da nossa história, mostramos nossa grandeza de alma e importância como Universo...

    Beijos!

    ResponderExcluir